Os serviços de limpeza hospitalar consistem na limpeza, desinfecção e conservação das superfícies fixas e dos equipamentos permanentes das diferentes áreas, cuja finalidade é preparar o ambiente para suas atividades, mantendo a ordem e conservando equipamentos e instalações, de modo a evitar principalmente a disseminação de microrganismos responsáveis por infecções relacionadas à saúde.
A limpeza consiste na remoção da sujidade e do mau odor por meios físicos, químicos e/ou mecânicos, de forma a reduzir a população microbiana no ambiente hospitalar e promover o bem-estar de pacientes, profissionais e demais pessoas que transitam nesses ambientes, como exemplo:
Limpeza de paredes/divisórias, corredores, pisos, tetos, janelas, portas e visores deve ser feita com água e detergente, a menos que haja respingo ou deposição de matéria orgânica; e havendo presença de matéria orgânica (descarga de excreta, secreção ou exsudação de material orgânico), deverá ser realizada, primeiramente, a desinfecção da superfície afetada e, em seguida, a limpeza.
Os serviços de limpeza hospitalar consistem na limpeza e conservação dos ambientes e desinfecção de superfícies fixas, de forma a promover a remoção de sujidades visíveis; a remoção, redução ou destruição de micro-organismos patogênicos; o controle de disseminação de contaminação biológica, química etc., mediante aplicação de energias química, mecânica ou térmica, num determinado período, nas superfícies das diversas áreas hospitalares. Os serviços devem ser executados em superfícies, como: pisos, paredes/ divisórias, tetos, portas/ visores, janelas, instalações sanitárias, mobiliários, inclusive camas (sem pacientes) e demais instalações.
Em unidades de assistência à saúde, as áreas administrativas são destinadas ao atendimento de atividades burocráticas e de apoio, enquanto as áreas hospitalares, destinadas à prestação de serviços de saúde, são classificadas com base no risco potencial de contaminação de artigos e transmissão de infecções, conforme preconizado por Spaulding, em 1968. Segundo a ANVISA (2012), embora essa classificação não deva ser considerada consenso absoluto, pode ser adotada como referencial para planejamento das rotinas de limpeza, com dimensionamentos de equipes e materiais necessários: áreas críticas, áreas semicríticas e áreas não críticas.
Os tipos de limpeza hospitalar, de acordo com suas características, são conceituados em:
Os métodos de limpeza mais utilizados na execução dos serviços de limpeza hospitalar são:
Os procedimentos de limpeza devem observar a prática da boa técnica e as normas estabelecidas pela legislação vigente no que concerne ao controle de infecção hospitalar.
É o processo de limpeza diária, com a finalidade de remover a sujidade e repor o material de higiene, ou seja, é aquela realizada de forma geral, e inclui a limpeza de pisos, instalações sanitárias, superfícies horizontais de equipamentos e mobiliários, esvaziamento e troca de recipientes de resíduo, troca de roupas e arrumação em geral. Esse tipo de limpeza (concorrente) deve ser realizado mais de uma vez por dia.
É o processo de limpeza e/ou desinfecção de toda a área hospitalar, incluindo todas as superfícies, pisos, paredes, divisórias, todos os mobiliários, inclusive camas, macas e colchões, janelas, telas, vidros, cortinas de divisórias de leito, portas, peitoris, ventiladores, grades de ar condicionado, exaustor, luminárias, teto, instalações sanitárias e equipamentos, em todas as superfícies externas e internas, com a finalidade de remover a sujidade e diminuir a contaminação ambiental, abastecendo as unidades com material de higiene e será realizada sempre que se fizer necessária.
Esse tipo de limpeza deve ser realizado a qualquer momento após a alta, transferência ou óbito. Já a limpeza terminal do centro cirúrgico deve ser realizada diariamente, após a programação de cirurgias eletivas do dia, e deve ser realizada de acordo com um cronograma validado com a SCIH.
É realizada quando ocorre sujidade após a limpeza concorrente em áreas críticas e semicríticas, em qualquer período do dia, quando observada através da vistoria contínua e solicitação. Tal sujidade refere-se, principalmente, àquelas de origem orgânica, química ou radioativa, com riscos de disseminação e de contaminação, essa limpeza limita-se à remoção da sujidade do local onde ela ocorreu e deve ser realizada sempre que solicitada.
É constituída de alguns requisitos da limpeza concorrente. Limita-se mais ao piso, banheiros e recolhimento de resíduo, em locais de grande fluxo de pessoal e de procedimentos, devem ser realizados nos três períodos do dia (manhã, tarde e noite) conforme a necessidade, através da rotina e de vistoria contínua.
É constituída após a unidade ter passado por intervenção de obra ou manutenção predial, caso necessário, será solicitado como serviço extra, incluem tratamento de piso, limpeza de vidros internos e externos e limpeza terminal.
Consistem na utilização de água, como elemento principal da remoção da sujidade, podendo ser por processo manual ou mecânico, esse procedimento deve ser adotado nas paredes, pisos, mobiliários e equipamentos de grande porte. Utilizar mops, panos descartáveis para mobiliários e panos de cores variadas conforme cada superfície.
Trata-se de alternativa de inovação tecnológica por meio de limpeza realizada com equipamento com jatos de vapor d’água, saturada sob pressão, sendo destinada predominantemente para a Limpeza Terminal. Sua utilização será precedida de avaliação pela contratante das vantagens e desvantagens.
Consiste na utilização de água abundante, como elemento principal da remoção da sujidade, podendo ser manual ou mecânica, destinada principalmente para a limpeza terminal.
Consiste na retirada de sujidade, pó ou poeira sem a utilização de água. Essa limpeza quando realizada em áreas não críticas descobertas como estacionamento, calçadas e pátios podem ser feitas com vassouras. Já nas áreas não críticas cobertas, devem ser feitas com aspirador ou mops.
*A limpeza com vassouras é recomendável somente em áreas externas.
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